quinta-feira, agosto 04, 2011

Tentar ir à igreja também é autoajuda

Eis que fui parar num culto de JohRei hoje cedo. Arrastei marido, a missionária disse que só levava 5 minutinhos, fomos lá. Já tinha ido num Johrei Center pra tomar uns passes, mas foi a primeira vez que fui a um culto. Minhas impressões?

Bem, é uma IGREJA Messiânica, né? O nome é assustador, mas o local é simples, senhorinhas felizes, longevas e tranquilas, um altar sem muitos fru-frus, não tem ninguém pegando na sua cabeça e mandando sair o demônio, não tem imagens de pessoas crucificadas, não tem ninguém entrando em transe vestido de exu, nada disso: lá, reina o silêncio, a voz baixa, a musiquinha calma e um telão com fotos de pinguins fofos e mensagens que poderiam ser chamadas de 'mensagens de autoajuda', não fossem também mensagens de ajuda para o mundo. E ninguém chama de religião, e sim de filosofia. Pode não fazer a menor diferença na prática, mas você que é cético encara a coisa de maneira diferente.

Um lado meu não consegue entrar no clima da oração, especialmente a oração em japonês, uma vez que nunca me identifiquei com gente que segue doutrinas que não entende - basicamente, o missionário pode dizer as coisas mais lindas, mensagens de purificação mesmo, acredito mesmo que seja com a melhor das intenções, mas se não sei o que é, fica difícil entrar na onda. Já o outro lado gosta do clima de pessoas dando bom dia assim, de graça e sinceramente; gosta da ideia de reservar uns minutinhos para meditação; Na entrada, eles dão um folder que mostra os benefícios científicos do Johrei - uma análise de ondas cerebrais antes e depois de uma sessão. É aquilo né? Todas as religiões e estados meditativos alteram as ondas cerebrais de alguma forma, o que quer dizer que não é mérito só da Messiânica... mas o culto é rápido, é silencioso, o altar é discreto, mal não faz. Marido também aprovou. Acho que vamos virar frequentadores mais ou menos assíduos (só precisamos acordar um pouco mais cedo de vez em quando).

Será que vamos ficar mais calmos? Mais zen? Será que marido vai alcançar a paz que tanto lhe falta? Será que me transformarei numa pessoa mais tolerante? A saber.

E você? Vai a algum tipo de culto? Medita? Frequenta alguma igreja ou algo do gênero? AJUDA? Conta aê.

Saiba mais:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-b00ks para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...